(11)

(11)

Adestramento de Cachorro

Gostou? compartilhe!


Sim ele é bagunceiro, gosta de correr, faz xixi onde não deveria, comer seu chinelo e todo tipo de calçado que você tem, destrói seus móveis e tecido com os dentes, late para os vizinhos, e quer correr mais do que você pode aguentar. Todo dono de cachorro sabe dessas afirmações, conhece todas elas como ninguém. Só faltou afirmar uma coisa: Sim, ele é o melhor amigo do homem!

Um cachorro tem sido o maior companheiro dos homens ao longo do tempo, na verdade, muito mais que simples companheiros. Os cães representam, em muitos casos, parte da família. Um amor que é recíproco.

 

Fonte: (Adestramento para cães)

O carinho dos humanos com os cães vem de longos tempos. Muito antes de a civilização conhecida, os cães já faziam parte do dia a dia das pessoas. Não tanto como hoje, mas a importância deles era vital no convívio de homens e mulheres. No início, os cães eram utilizados para auxiliar na caça do dia a dia. Era muito comum utilizar animais para ajudar na caça de animais para alimentar os humanos, ou até mesmo por esporte. No século XVIII, começaram a utilizar beagles e foxhounds nas caças imperiais.

Cães treinados para a caça antigamente eram submetidos ao desenvolvimento físico e olfativo para que o cão pudesse reconhecer onde estava o animal a ser caçado e, a partir disso, perseguir a presa a fim de acoá-lo.

Com a 2ª Guerra Mundial, os alemães, que já tinham o costume de treinar os cães para caça, tiveram a ideia de utilizar os pastores alemães como cães de guerra. Começaram a treinar os cães a comerem embaixo dos tanques de guerra, quando por fim, deixavam alguns animais até quatro dias sem comida, levavam-nos para o campo de batalha com um colete de bomba preso ao corpo. Assim que o animal avistava um tanque, corria para poder comer e então era cruelmente sacrificado. A França, Holanda, Bélgica e Espanha também utilizavam cães para serem soldados nas fronteiras, cerca de 33.500 mil cães.

Os cães sempre foram utilizados no campo de batalha, mesmo com o avanço em tecnologia bélica. No entanto, só depois que a 2ª Guerra Mundial teve fim, o ato de adestrar os cães ficou popularmente conhecido. No pós-guerra, os cães foram adestrados para conter a criminalidade, isso porque a desigualdade social gritava eufórica pelas ruas de toda a europa, principalmente na Alemanha, o país mais prejudicado com sanções e bloqueios econômicos. Foi em meio a esta confusão social que as academias de adestramento de cachorro policial cresceram vertiginosamente.

A economia da europa pode se equilibrar nos anos 60, depois da fase crítica do pós-guerra. A grande quantidade de cães policiais treinados logo após o pós-guerra, foi perdendo suas funções no dia a dia policial. Neste período, os criadores de cães começaram a se interessar por competições de obediência, quando surgiu o esporte do adestramento de cães de guarda, além disso, algumas entidades começaram a se envolver ainda mais nas competições.

Com a popularidade das competições de cães adestrados para obedecer os humanos, alguns especialistas em animais, como veterinários e psicólogos de cães começaram a desenvolver técnicas que poderiam auxiliar o comportamento de um cão dentro do ambiente residencial.

Por que adestrar seu cão?

Assim como os humanos, os cães também devem receber boa educação. Desse modo, é necessário o estabelecimento de regras para que o dia a dia de seu bichinho de estimação dentro de casa seja o mais organizado e tranquilo possível.

A máxima de que o cão é o espelho do dono continua valendo neste caso. Sim, os cães são um muito parecidos com seus donos, hábitos, alimentação, agitação ou a falta dela. E para cada estilo de cão - e de dono - existe um tipo específico de treinamento.

Através de estímulos positivos para os bichinhos e atitudes que recompensam suas atividades bem executadas, você consegue ensinar seu amigo de quatro patas a se comportar de forma mais educada. Não se esqueça que o treinamento não deve ser cansativo e que deve ser positivo tanto para o cão quanto para o dono.

O adestramento de cachorro pode ser aplicado para diversas finalidades que seu cão possa exercer, desde comandos simples até a segurança privada, por exemplo:

  • Cães-guias;
  • Cães farejadores;
  • Cão de guarda;
  • Cão policial;
  • Cães de reabilitação.

O adestramento não tem nenhum tipo de restrição, seja idade, raça ou porte do animal, qualquer cão pode ser submetido ao adestramento. Além de compensar muito ao bichinho, você se apega ainda mais a ele, já que em muitos casos, o dono também precisa mudar sua postura para que o adestramento de cachorro seja um sucesso.

Adestramento positivo

Adestramento positivo, ou reforço positivo, é dar ao seu cão um biscoito ou guloseima canina, quando ele executa uma ordem sua, como sentar e deitar. O biscoito, informa o seu bichinho que ele fez algo certo e o incentiva a fazer isso sempre. É claro que se você utilizar este método o tempo todo, seu cachorro vai achar que toda vez que você pedir algo e ele fizer, vai acabar ganhando um biscoito, o que não é bem assim. O biscoito é como uma recompensa para a tarefa bem executada.

Um psicólogo norte-americano chamado B. F. Skinner, confirmou a eficiência do treinamento de reforço positivo. Ele demonstra que o comportamento que é reforçado, tende a ser repetido e o comportamento que não é reforçado, ou reforçado de forma errada, tende a se extinguir. Para isso ele usou um rato em sua experiência. Quando o rato se movia para o lugar certo da caixa uma alavanca girava e lhe dava comida, com o tempo, os ratos entenderam que pressionando a alavanca a comida seria liberada e então, a ação de pressionar foi repetida mais de mil vezes.

Adestramento negativo

Adestramento negativo, ou reforço negativo, ocorre quando algo que traz desconforto para o cão é removido. Um bom exemplo disso é quando seu bichinho não gosta de receber carinho, se ele bocejar e você respeitar este sinal e parar de fazer carinho, você remove o reforço negativo.

Diferente da punição positivo, a punição negativa acontece quando o cachorro age de uma certa maneira. Um bom exemplo é quando os donos chegam em casa e o cachorro começa a latir mas os donos não vão até ele, esta é uma punição negativa.

Infelizmente, existem alguns treinadores que utilizam a punição como forma corriqueira de treinar um bichinho. Não é o método mais recomendado para se adestrar um cão, mas infelizmente ele acontece.

Fonte: (Hospedagem para animais)

Como adestrar seu cão em casa

Sim, você pode ensinar coisas básicas ao seu pequeno bichinho. Ordens simples como onde ele deve fazer xixi e o que não deve morder são coisas que você pode ensinar em casa. Estas já são formas de adestramento de cachorro utilizadas. Passear também auxilia no adestramento do seu cãozinho, por exemplo, se ele está puxando a guia enquanto passeia, você pode dar um tranco na guia puxando-o levemente para trás. Com as repetições ele vai entender que não deve puxar a guia.

Antes de qualquer coisa, para que você comece a sessão de adestramento do seu bichinho é necessário escolher um lugar tranquilo e seguro para você e para ele. Este local precisa ser livre de qualquer tipo de distrações. Comece com os comandos básicos:

  • Senta!;
  • Junto!;
  • Deita!;
  • Espera!.

Quando seu cão estiver dominando estes comandos, você pode passar para coisas um pouco mais complexas, como o local do xixi. Alguns produtos de petshop oferecem um estímulo olfativo ao cão para que ele faça suas necessidades onde o cheiro do produto estiver, desse modo, com as repetições, seu cão vai passar a fazer xixi naquele lugar sem a necessidade do produto.

Outra ponto importante é não ensinar todos os comandos no mesmo dia para o seu cão, até porque ele não vai aprender nenhum. O importante é que você se dedique ao máximo em um comando e apenas quando seu cão estiver bem habituado com as ordens é que você deve trocar. Por isso as repetições são tão importantes em qualquer processo de adestramento de cachorro, do mais simples ao mais complexo. Os treinadores profissionais estimam que uma semana seja o tempo ideal para treinar um comando específico em seu cãozinho.

No entanto, a ponto mais importante é respeitar o tempo do seu cão. Não importa quanto tempo ele demore para dominar um comando, respeite o tempo de aprendizagem dele. Nem todos os humanos são autodidatas, o mesmo se aplica aos animais. Paciência é a chave.

Dicas de adestramento de cães

  • Os truques mais lembrados quando o assunto é adestramento de cachorro são: sentar, deitar, fingir de morto e dar a para. Estas atividades precisam ser repetidas no dia a dia do seu cão se você pretende ensiná-lo a se comportar. Os cães têm dois tipos de relação com os humanos: dominante (ele manda) e dominado (você manda).
  • Quando o seu cachorro ainda é um filhote os comandos são mais fáceis de serem absorvidos, até por por que essa é uma fase de adaptação aos hábitos. "É desde pequeno que se aprende", com certeza você já ouviu essa frase e, acredite, ela vale para os cães.
  • Faça do treino uma atividade divertida para seu bichinho - Ninguém gosta de academia, mas precisamos nos exercitar e se não for divertido, não dá vontade de fazer, o mesmo acontece com os cães: quanto mais estiverem se divertindo melhor pegarão os comandos;
  • Recompense seu cão - Se ele fez algo de bom ou se ele completou o treinamento de um modo satisfatório, dê muito carinho, diga que ele fez um bom trabalho, dê um biscoito. Eles entendem os gestos de amor;
  • Use acessórios diferentes - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar brinquedinhos, mas alguns são essenciais para a saúde do seu pequeno. Um clicker como recompensa pode exercitar seu bichinho;
  • Nunca utilize violência ou truculência com seu cão - Ninguém gosta de ser tratado de forma rude e isso pode trazer problemas a você, pois, seu cão pode se irritar e desenvolver um comportamento violento.

Tipos de adestramento

Como já foi dito anteriormente, existem diversos tipos de treinamento para cães. Não apenas os comandos simples são executados, mas você pode "formar" seu cão em uma função específica. Abaixo você confere duas categorias de treinamento totalmente diferentes, mas que exercem uma função importantíssima:

Adestramento de cão-guia

Os cães para esta finalidade tem um treinamento minucioso que começa quando ainda são filhotes. Os cães são ensinados a andar por diversos lugares e garantir a integridade física de seu tutor. Para isso, enquanto o cão estiver montado para guiar um cego, é importante que ninguém faça carinho no animal. Isso evita a distração e garante a segurança da pessoa guiada.

“Depois que nasce, o cão é adotado por uma família de acolhimento, que lhe dá um treinamento básico de obediência e de socialização. Nessa fase ele aprende coisas simples como sentar, deitar, ficar parado, freqüentar locais públicos, não correr atrás das pessoas, andar de carro e de metrô e ir a restaurantes” - Sandra Buncana, treinadora.

Adestramento de cão policial

O adestramento de cachorro voltado para a segurança é totalmente voltado para o combate ou neutralização de um possível suspeito. É essencial para que o cão saiba que está ali para proteger um bem ou uma pessoa. Por isso é importante que o policial responsável pelo treinamento seja o mesmo policial. Neste caso, os cães também podem ser treinados desde filhotes.

Fonte: (Adestramento para animais)

Por que adestrar seu cão?

O Parque Canino Dog World é uma empresa especializada em adestramento de cachorro. A empresa nasceu para melhorar a relação das pessoas e de seus cães, fazendo com que os cães se integrem aos tutores e suas famílias, com outras pessoas e com outros cães de forma saudável e eficiente.

O Parque Canino Dog World promove e sedia competições, e tanto com equipe própria quanto com alunos do parque; O método utilizado é baseado em vários cursos internacionais feitos pelos proprietários e funcionários, e pelo contato com diversas autoridades cinófilas do Brasil e em todo o mundo.

Dentre os serviços oferecidos pelo Parque Canino Dog World você encontra desde o mais simples adestramento de cachorro até a hospedagem de cães. Confira!

Para saber mais sobre Adestramento de cachorro

Ligue para ou para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Aeroporto
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Limpo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • Moema
  • Morumbi
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Jaguaré
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembu
  • Perdizes
  • Pinheiros
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sônia
  • Água Branca
  • Alphaville
  • Barueri
  • Cajamar
  • Carapicuíba
  • Cotia
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Itapevi
  • Jandira
  • Osasco
  • Santana de Parnaíba
  • São Lourenço da Serra
  • Taboão da Serra
  • Vargem Grande Paulista

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação